24 de novembro de 2007

Mundos

["Só acrescentas algo ao Mundo 1 (...) se trouxeres algo do Mundo 2.
Dito de outro modo, e sendo óbvio para avançar: nada que pertença ao Mundo 1 é novo para o Mundo 1.
Queres trazer-te o novo? Sai de ti.
Queres trazer algo de novo a esta caixa quadrada de 1 metro por 1 metro? Então procura fora dela. (...)"
Gonçalo M. Tavares]


Vamos supor que existem dois mundos. Eu faço parte do segundo e tu fazes parte do primeiro.

Vamos supor que existem dois caminhos que conectem esses mesmos mundos. Eu construi o subterrâneo e tu o superficial.

Vamos supor que um desses mundos é predominantemente alegre e o outro melancólico (e não interessa especificar qual é qual).

Vamos supor que somos ambos capitães-mores, seres supremos dos respectivos mundos, íntegros, belos e apaixonados! Mas que, no entanto, sentimos medo do outro mundo que nunca pôde ver o raiar dos nossos dias.

Vamos ainda supor que não existe o tempo... Ou que se existe, nós não o conhecemos e que, como tal, os nossos mundos também não o conhecem (que tirania!)...

E supondo tudo isto, criando todo um conjunto de jogos abstractos, seguindo cegos, surdos e mudos por estes caminhos que são nossos e de mais ninguém, deixamo-nos invadir por ilusões: pensamos que o tempo não existe (ou que é, no mínimo, eterno), que podemos exercer controlo total sobre as variáveis dependentes da nossa vida, que a alegria que temos nos basta (ou que a melancolia que temos é justa), que os caminhos são meros arranjos ordenados de alcatrão (por vezes terra) erigidos por quem não sabe mais que procurar outro poiso (sem saber que somos nós a construir esses caminhos... Triste)...

Pensamos que existe um só mundo... Quando, na verdade, existem dois mundos sussurrando uma alienação...



[Alienação - acção ou efeito de alienar; transmissão do direito de propriedade sobre um bem; loucura; estado daquele que não é senhor de si, que é tratado como uma coisa e se torna escravo das instituições humanas, de ordem económica, cultural, social ou ideológica.]

3 comentários:

Anónimo disse...

Sabes, nos ultimos tempos tenho sentido o meu Mundo um pouco confuso... e mto pouco claro aos meus próprios 'olhos'...
Tenho feito várias visitas aquele sítio longínquo e algo sinistro que é o 'Longe'... e parece que cada vez consigo ter menos controlo sobre as variáveis dependentes da minha vida... enfim...

Não me tenho sentido, portanto, capaz de comentar Outros Mundos tão mais belos que o meu... e, por conseguinte, não m tenho sentido capaz de comentar os teus crepúsculos...

Contudo, perante este crepúsculo, vulgo este verdadeiro 'miminho', não posso deixar de comentar... não posso deixar de deixar aqui uma reticenciazinha...

Tenho-te a dizer que este crepusculo faz tanto sentido... cada palavra como que encaixa perfeitamente nas outras, tal como acontece com as peças de um puzzle...

E perante este teu 'Mundos', acabas, talvez, por me dar alguma razão... ora pensa naquilo que vou dizer...

Durante a nossa vida temos de fazer um balanço constante entre a razão e a emoçao, e tentar encontrar um 'ratio' que nos permita permanecer sempre naquele caminho que nos pode levar à tão aguardada felicidade...
A razão está mais associada ao teu Mundo e pede-te para t manteres parado... para não saires de ti... para não procurares algo novo fora da caixa quadrada de 1 metro por 1 metro...
A emoção, pelo contrário, pede, talvez, para saires de ti... para levares para o teu Mundo algo de um Outro Mundo...

Ora será que devemos dar tanto peso à razão... sobrepondo-a demasiado à emoçao?!

Olha que pensando bem e, citando o que tu próprio dizes, "na verdade, existem dois mundos que sussurram uma alienação, uma loucura"... uma fuga à razão... =)

Gostei mto, mesmo mto deste post =)

Bjissimo, issimo, issimo, issimo pa ti **

Laura Brown disse...

Gostei tanto deste post! Não sei bem porquê, mas senti-me bem nele, entusiasmei-me ao lê-lo.

(Sabes aquele amigo meu que me emprestou o livro que agora é teu? Ele diz que depois de o ler que mudou a sua maneira de escrever. Lembrei-me de te contar.)

um beijo da Margem Sul do Sul*

Anónimo disse...

Era uma vez dois Mundos que sussurravam desesperadamente uma alienação... para que os capitães-mores desses mesmos mundos pudessem, enfim, deixar de fazer o 'pino'... pudessem, enfim, libertar esse sentimento que há mto tmp vinha sendo recalcado...

Afinal, estava tudo dependente de um pequeno, mas fundamental e inultrapassavel impulso... estava tudo dependente de uma alienação...

Houve coragem para essa alienação... deu-se essa tão sonhada alienação...

Agora já não é preciso supor nada... pk é tudo real... o sonho tornou-se real... e já não faz sentido falar em 'Mundos'... mas sim no Nosso Mundo!!*

Adoro*te mto!!**

Bjissimo, issimo, issimo, issimo**