20 de maio de 2007

O homem que mergulhava nos seus sonhos (parte IV)

O homem que mergulhava nos seus sonhos percebeu finalmente a organização do cosmos e a sua constituição; percebeu porque se cruzava com determinados seres e porque lhes sorriam eles, mostrando uma convicção que anulava o tom amarelado que pauta a fachada sentimental; percebeu porque eram sempre os mesmos os seus caminhos e porque, inconscientemente, ele fazia questão de os repetir, todos os dias da sua vida.

Enfim, já nada fazia sentido: a felicidade não o tinha sido; a alegria não o tinha sido; o riso não o tinha sido... Tudo não passava de um conjunto de experiências aparentemente ricas mas nas quais reinava a pobreza de um longo rol de mentiras, enganos e torturas.

Dum momento para o outro, passara duma existência pobre para uma pobre existência e começou em pleno mergulho a desacreditar a sua luta e a parar de vangloriar o Sonho. Já nada comandava a sua vida a não ser um grupo de sentidos adormecidos e correntes externas que arrefeciam lentamente o bater do seu coração...

O homem que mergulhava nos seus sonhos morreu... Paz à sua alma! Porque do ser que agora jaz nas profundezas dos seus sonhos fugidos, renascerá a sombra que pairará para sempre no horizonte daqueles que com ele se cruzaram: leigos, sinceros, perfeitos...

5 comentários:

Dusk disse...

Eu estava à espera de muita coisa mas tu…surpreendeste-me! :) Adorei claro!

Agora estou indecisa…não sei se gosto mais da 3º ou da 4º parte… Acho que gosto mais do fim, porque parece-me que este é o fim da história, não é?
É pena porque estava a gostar muito, como já te disse escreves mesmo muito bem, sobre subtilezas da alma…até tenho medo de estar aqui a escrever…

Mas já decidi! Gosto mais deste! :p
Porque me parece um final feliz…

Seja o que for que tenha feito o homem que sonha acordar deste Sonho, que de certa forma o atormentava, ele finalmente fê-lo. Descobriu porque se cruzava com os outros e porque eram eles como eram, ajudando-o assim a compreender o que o rodeia e, mais importante, porque seguia sempre o mesmo caminho embora não o quisesse. Ele já tinha confessado que sabia que tinha errado e que tinha tentado outro caminho mas que falhara. Às vezes, por mais que saibamos que estamos a agir mal, a caminhar para o fundo…continuamos a percorrer o mesmo caminho, aquele caminho que, por mais que nos magoe, nos transmite alguma segurança, pois nós sabemos onde nos levará…porque já o percorremos vezes sem conta.

Agora lembrei-me desta frase: "It has never been my object to record my dreams, just to realize them.", de Man Ray. Afinal de contas é o que este e todos os outros homens aspiram. Este homem conseguia fazer tudo, fazer o mais difícil – voar -, o que nenhum outro consegue, mas não era capaz de fazer algo que, para ele, era simples e que lhe traria tranquilidade…

Quando descobriu que tudo que antes lhe parecia ser um motivo para prosseguir com o sonho era falso, ele renegou o seu Sonho, mas isso fez com que ele se sentisse ainda mais pobre, mais incapaz. Viu que já nada comandava a sua vida. Assim, ao abandonar o sonho, apagou parte da sua existência. Mas há algo de bom! Ele sabe que há algo que ainda o pode guiar….por mais fraco que ainda lhe pareça ser.
Ele afirma que renascerá numa sombra. Para mim, ele pensa que será sempre uma sombra para os outros, mas não poderá essa sombra tornar-se numa brilhante luz?


Quando se persegue um sonho, até a sombra ganha forma...corporiza-se. Foi o que aconteceu a este homem. Talvez não tenha escolhido o melhor sonho, ou talvez ele devesse ter permanecido sempre um sonho, nunca um objectivo…
Mas está na altura de o fazer de novo! De sonhar novamente! Nunca é fácil desistir de algo, mas talvez esse homem possa contar com os que com ele se cruzaram…


Continua a escrever...é um privilégio poder ler! ;)

Anónimo disse...

Finalmente acabei de ler o que escreves-te!
Nunca escreveste nada que tivesse significado tanto para mim!
Sabes, as vezes revejo-me nesse homem, sinto que poderia voar, mas so me apetece nadar... e nem isso consigo fazer...! Sinto que ainda nao acordei de um sonho, mas tenho medo de acordar e depois nao ser feliz (tb nunca ninguem o é realmente, axo eu...)! defenitivamente, eu, ainda nao percebi a organização do cosmos...(sera que algum dia perceberei?!)
Tenho medo de acabar como descreveste na hostotia... sim pk nao kero morrer...
Como disseste "A atenção não é mais do que uma qualidade fútil e perigosa que se apodera dos nossos sentidos, tendo não só o poder de os manter extraordinariamente funcionais mas também a arte de os interpretar erradamente" e isso faz-nos sonhar e acreditar que certas coisas sao possiveis...! tenho medo de voar muito alto, depois perder as asas, e cair...!
Nunca te aconteceu sonhar com algo, saber que podes chegar ao ceu e ser feliz, mas teresmedo que o sonhonao se concretize como o idealisaste?
É assim, parece que de algum modo conseguiste descrever o que eu sentia... como eu propria nunca o tinha conseguido fazer, e se calhar, sequer perceber...!
continua a escrever, e sempre um prazer poder ler...
(refleti muito, obrigada!)

Anónimo disse...

Identifiquei-me com este. Gostei muito de expressões como "duma existência pobre para uma pobre existência" e "experiências aparentemente ricas mas nas quais reinava a pobreza". Continua, gosto de te ler*

**misteriousgirl** disse...

li todas as partes e cada uma delas tem um toque especial...continua a publicar coisas assim...bjs

Anónimo disse...

aqui vai um poema para a tua colectanea (livro de poemas):

"sonho"

milhões de sonhos vou soltando,
são asas de amor sorvendo,
a ventania que vai passando...
sorrindo sonhos vão-se desvendando...

sonho rindo risos de alvorada
neste ninho desta tua alma santa
sonhos dimensões enlaçadas indo.

p.s- s gtrs avs