14 de janeiro de 2007

// fundamentalismo //

[no rescaldo de comentários anteriores...]


Musa,

O meu objectivo é, de facto, tentar perceber as razões que possam sustentar o "sim"... Por isso decidi abrir este espaço no blog para que que eu pudesse mostrar o meu ponto de vista e para que todos aqueles que por aqui aparecessem e não se importassem de partilhar o seu próprio raciocínio debatessem este tema...

Por isso coloquei perguntas no meu primeiro post sobre a matéria... Por isso aguardo ansiosamente por reticências e por novas maneiras de abordar o aborto...

Acredito que é bastante difícil incutir em pessoas irredutíveis nas suas convicções o pensamento contrário... Tal como eu não mudarei de ideias, tu também não o farás, decerto... Mas penso que é saudável trocarmos (mesmo que uma última vez) as nossas frases, mais ou menos acaloradas mas sempre com sentido de responsabilidade e respeito mútuo... E eu sei que tu o tens...

No último "post" fui polémico... Talvez tenha feito relembrar algumas de biologia... Talvez me tenha exprimido duma forma menos sarcástica, menos leve... Talvez tenha feito uma interpretação nua e crua daquilo que é o conceito de lei e de pena...

Os actos, no mínimo, ficam para quem os pratica... A decisão de ir a Espanha ou abortar ilegalmente em Portugal pode imiscuir-se nos parâmetros legais, financeiros... Mas nunca nos valores porque a dignidade não se compra e acredito que uma mãe que tenha coragem para abortar (pelos mais variados motivos) o faça em grande condições de stress... E a humilhação venha a ser sentida não por estar numa barra de um tribunal, mas sim por cair na realidade do seu acto...

Porque no dia em que o aborto for efectuado de ânimo leve, estamos perante um novo método contraceptivo e o efeito avalanche assolará Portugal tal como poderá vir a assolar Espanha no futuro...

A tvi optaria certamente por entrevistar uma abelha e perguntar-lhe porque razão não se fazem abortos nas colmeias (perspectiva do "não") ou então optaria por ir a um orfanato ou a uma familia miserável buscando a miseriórdia do aborto (perspectiva do "sim")...

Eu unicamente faço as minhas próprias reticências... Concordo, discordo, faço polémica ou muito simplesmente meto nojo... Mas não caio no erro de não pensar pela minha própria cabeça e de não ouvir (ou ler) cada palavra que me é dirijida...

O tempo não esquecerá o que aqui for dito...


[gosto ainda mais de ti...*]

1 comentário:

Anónimo disse...

Antes de mais, a questão que está em discussão no referendo, não é estar a favor ou contra o aborto, mas sim decidir se este deve ou não ser DESPENALIZADO...

Eu certamente não sou a favor do aborto como prática comum (e penso mesmo que não seria capaz de o fazer, nem de o praticar enquanto médica...)...contudo não condeno quem o faça...ou seja, de certa forma, até sou a favor da sua despenalização...

Este tema para mim é complexo..contudo, também não concordo com a tua afirmação ("quem o fizer dever ser julgado nas barras dos tribunais")... Certamente k uma mulher quando toma a decisão de fazer um aborto ñ o faz de ânimo leve...não o faz sem sentir remorsos...não o faz sem pensar na vida k tem dentro de si... e esses remorsos k ela sente não se devem, com certeza, ao facto de ter transgredido a lei (como tu referiste)...mas ao facto de ter retirado um bocadinho de si, um ser k ela certamente já amava (mesmo k inconscientemente)... Pr tudo o k referi axo k ñ será preciso um tribunal, um julgamento, uma sentença para penalizar a mulher...

Como já t dixe, este tema para mim é complexo (demasiado até)...e sinto-m um pouco dividida...

No entanto, isto é tudo uma questão de mentalidade...porque seja despenalizado ou ñ, o aborto continuará a ser feito...de uma forma clandestina...em espanha...sejá como for, continuará a ser feito...
E sabendo isto, será que vale a pena continuar a proibir?...será k vale a pena penalizar as mulheres k o fazem, sabendo elas já estão a sofrer mto com o seu acto? Será necessário penaliza-las mais?
E outra questão...será necessário por a saúde das mulheres em risco pelo facto de abortarem em locais sem condições?

Outras perguntas mais poderiam ser levantadas...

Bjinhos pa ti lindo ***