25 de março de 2007

Os sonhos libertam a alma

[Para alguém que gosta de poesia...
E que ficará decerto chocada ao saber que este "poema" não é o cumprimento de uma promessa feita... é apenas mais um instrumento lúdico... obra de arte dirão os dementes...]


Os sonhos libertam a alma,
Dão asas a seres enublados...
São fonte de paz e de calma,
Refugio de choros fadados...

São caminhos jamais existentes
Se somos não mais que o real...
Alimentam miragens vigentes,
Não curam nem trazem o mal!

Sonho, segredo ou legado...
Peça de um xadrez invisível...
Mar nunca dantes navegado
Plágio talvez exequível...

Parte para um mundo seguro:
amor, cegueira esquecida...
é a dor que suscita o impuro...
é o sonho que desperta a vida...




[Porque aqui há dias tive um sonho...
Um sonho que me fez pensar nos sonhos porque me levou à realidade, mostrando-me aquilo que o meu inconsciente me tem vindo a dizer ultimamente...
Felizmente tenho um super-ego que me impede de tentar transformar a utopia numa situação concreta, impossibilitando assim também muitos risos e outras tantas desilusões... Porventura... Ninguém o pode dizer... Ninguém o pode saber...
Ninguém pode, inclusivamente, inferir acerca do "dono" deste sonho... Nem eu...]

6 comentários:

Anónimo disse...

Pois é Nuno,
Não achei que fosse o cumprimento de uma promessa, e podes-me chamar de demente, para mim, isto é arte, arte que eu não consigo realizar (com mt pena) e talvez por isso - nao sei se ja sabias, mas se nao sabias, ficas a saber- gosto tanto de poesia!!!
Acerca do poema, concordo com alguns pontos "os sonhos libertam mesmo a alma" e "sao fonte de paz e calma/refugio de choros fadados..."
MAs quando dizes que "São caminhos jamais existentes", nao concordo, devemos sempre lutar pelos nossos sonhos!!! e nao sei o k tens sonhado ultimamente, mas acho, nao devias deixar que o teu super-ego impedisse tentar tranformar a os teus sonhos em realidade, nem muito menos deverias ter medo dos risos...
Desilusões, isso nunca ninguém sabe se chegaremos ou nao a ter... mas desilusão maior é nao ter tentado, e mais tarde arrepender-se! (esta claro, é a minha singela oipinião, que de nada vale, mas ja que tenho a oportunidade de a expressar, assim o faço!)!
Pois é nuno, mais um comentario que deixo ao gteu blog... e espero que continues a escrever... gosto de ler... e quero continuar a ler...

Beijinhos, fica bem***

Persefone disse...

"Alimentam miragens vigentes,
Não curam nem trazem o mal!"
Para quem teve um sonho tão estranho como o meu esta frase não pode senão suscitar um sorriso.
Quanto aos verdadeiros sonhos, aqueles que temos bem acordados, vale a pena lutar por eles.
Sempre o fiz por principio de caveleiro andante que tanto admiro. E aqueles que conseguimos realizar ressuscitam-nos.
O teu poema é lindissimo. Tens de contar como é consegues fazer com que eu meneie tantas vezes a cabeça em concordância quando leio o teu blog.
Só sei que gosto imenso dele. É daquelas coisas que passam a fazer parte das nossas vidas, sem as quais já não passamos. Habituamo-nos devagarinho e não mais deixamos.

Não deixes tu também de o escrever.
Shalom

Anónimo disse...

Sei qe isto é um começo, e qe qer dizer aqilo qe no outro dia a tua msg qe n veio n me chegou a dizer.. =) nao será?

pq te conheço (ou tenho a mania qe sim) e sei aqilo qe sentes mesmo sem mo dizeres.. a poesia afasta o poço qe o teu super-ego cria. Tens de ter medo dele, nao do qe te inspira e te faz sonhar..*

(aqele nosso sentimento..) *zinho

Anónimo disse...

Ora bem,... eu sei que tu sabes k é do conhecimento geral (pelo menos do meu geral, k mto provavelmente corresponde a um particularzinho geralizado por mim) que eu já devia ter comentado este poema assim há montes de tempo... mas enfim, como diria a sabedoria popular: 'mais vale tarde do k nunca'...

E por isso aki istou eu...=)

Primeiro tenho de t dizer k o poema é lindo (aliás como todos os poemas de tua autoria), sabes que gosto mto deste teu cantinho e visitou-o sempre que posso ... em segundo lugar tenho a dizer k gostei da escolha do poema para o dia em questão... pk ‘alguém’ além de gostar mto de poesia, pode tb adorar sonhar... ‘alguém’ talvez deteste akelas noites em k o cansaço se apodera da noite e evita grandes aventuras no mundo dos sonhos... ‘alguém’ sonha e ker sonhar sempre, nem k seja acordado... pk, como tu dizes, ‘é o sonho que desperta para a vida’...

E já agora nunito tenho de concordar com a minha cara coleguinha de [T2] que o teu blog é daquelas coisas que já fazem parte das nossas vidas, aliás como tu...*

Bem eu tava com esperanças de inventar hj uma nova forma de dizer k adoro alguém... mas prontos, não tou mto inspirada e, portanto, vou optar pela forma clássica de o dizer: adoro*t’ónuninho...

*

Anónimo disse...

click
sonho, realidade...

Bj

PS- para muitos, indecifravel.. para outros, constataçoes...

Anónimo disse...

bem... esta foi a minha primeira incursão no teu blog e devo confessar que gostei assim msm mt mt mt... vou vir aqui mais vezes pq quero ler cd uma das tuas palavras tao bem alinhadinhas...
e hj pra além das nossas saudações hioidianas deixo te tb um beijo enorme!!!