9 de fevereiro de 2007

// fim //

A campanha eleitoral ao referendo do aborto 2007 está hoje mesmo na sua recta final...

E a população portuguesa pode viver este domingo um momento histórico: se o "sim" ganhar, além de todas as vantagens que os seus apoiantes manifestam como certas e inequívocas se poderem enfim concretizar, assistiremos ao último referendo feito sobre a matéria... Permitam-me um pouco de futurologia para poder prever o seguinte: uma vitória do "não" só trará, pelos vistos, uma maior divisão da sociedade (ao contrário da do "sim")... E caso improvável acontecimento se verifique, então será apenas uma questão de tempo para o "sim" ganhar... Meses, anos... Estou certo que outros referendos se seguirão e que poderão um dia cumprir este nobre desígnio...

(perdoem-me esta minha mágoa perante a nossa democracia...)

No próximo domingo, votar "sim" significa sobrepor o direito da mulher em colocar termo à vida do seu futuro filho ao direito do filho à vida... É legítimo e essa legitimidade poderá provir principalmente das vantagens (quase que prometidas) em termos de saúde pública e de saída de dinheiros dos circuitos ilegais de interrupção voluntária da gravidez...

Votar "não" significa proteger a vida intra-uterina até às dez semanas... Significa acreditar que, com métodos contraceptivos com taxas de eficácia acima dos 90% e que alem disso podem ser usados de forma conjugada, uma gravidez indesejada é muito pouco provável e que tais situações acabam por resultar de azares recônditos ou de irresponsabilidades...

As campanhas das respectivas "facções" centraram-se principalmente em encontrar adectivos que qualificassem de forma dura e constrangedora os apoiantes dos movimentos opostos... Eu não concordo com essa táctica... Respeito opiniões contrárias à minha e penso que o deixei bem claro ao longo das minhas intervenções nas últimas semanas...

Quero agradecer a todas as pessoas que gentilmente deram a sua opinião em relação ao tema abordado e também àquelas que pura e simplesmente se deram ao trabalho de visitar esta página e lerem algumas das linhas... O meu mais sincero agradecimento...

Espero que este mundo em que vivemos e que, em muitas situações, nos deixa reticentes, perdidos, confusos ou muito simplesmente apaixonados nos traga mais temas de discussão...

Finda aqui a época especial de debate do aborto... VOTEM!!


[mas, afinal, "interrupção voluntária da gravidez" é um eufemismo ou "aborto" é que é uma hipérbole?!]

1 comentário:

Anónimo disse...

so para t dizer que concordo plenamente com o que dizes e defendes...!!!
Um Beijinho Adriana